sexta-feira, 15 de outubro de 2010

2ª Aula da Profª Kátia Leite

Neste segundo contato, os questionamentos levantados pela Professora Kátia acerca do papel do profissional da educação, seus desafios, sua função, seus saberes, nos levaram a refletir de forma profunda os seguintes pontos: -  Que sujeito nós queremos ser neste processo educacional e de que forma poderíamos atuar neste processo que exige profissionais bem qualificados e atinados as mudanças de um sistema que interage cada vez mais com os usos das novas tecnologias.

Desta forma, para nos ajudar neste sentido traçarei alguns pontos e espero que os caros colegas comentem dando sua parcela de contribuição para este nosso blog.

Numa sociedade cada vez mais conectada, ensinar e aprender podem ser feitos de forma muito mais flexível, ativa e focada no ritmo de cada um. As novas tecnologias desafiam as instituições e os educadores a sair do ensino tradicional em que o professor é o centro, para uma aprendizagem mais participativa e integrada, com metodologias de organização criativas, de forma que os discentes continuem aprendendo significativamente.
As novas tecnologias facilitam a comunicação, onde os alunos tornam-se protagonistas dos seus processos de aprendizagem, sendo assim esta combinação nos permitem uma necessária organização dos processos de ensino, com a flexibilidade da adaptação para cada aluno. Precisamos tornar esta organização flexível, com metodologias clara e distintas centradas nos alunos, na colaboração e na adequação a ritmos de aprendizagem diferentes.
Por fim, quero mais uma vez questiona-los: - Estamos nesta busca de conhecimento e saber, por Profissionalismo, Vocação ou Dom?
Eis a questão, e que não nos esqueçamos que para este tempo somos chamados a fazer a diferença num sistema que ainda vive deitado em berço esplêndido, e que paga o preço do atraso, por docentes que vivem fechados no mundo de suas próprias vaidades.

Sandro Gomes
Aluno 1º Semestre de Letras - UNEB