Relatório

UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DCHT – CAMPUS XVI
Curso de Licenciatura em Letras











RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
OBSERVANDO O COTIDIANO NA SALA DE AULA
DA ESCOLA ODETE NUNES DOURADO









Irecê
2011
UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DCHT – CAMPUS XVI
Curso de Licenciatura em Letras 2º Semestre



Sandro Gomes Oliveira

Educar é defender o exercício
e a prática que transformam o sujeito
passivo em sujeito da própria história.
É dar fé a quem esteja na sala de aula de ser ele
uma entidade inviolável, uma aposta do futuro.

Nélida Piñon 





Trabalho solicitado pela professora Kátia Cristina para o Componente Curricular Prática Pedagógica.






Irecê
2011
























À minha família,
pela presença amorosa, solidária e constante,
juntos partilhamos alegrias, sofreres, esperanças e utopias.
Com eles tenho dividido cada vitória e desafio deste período.
Obrigado por tudo! Amo muito vocês!!!


AGRADECIMENTOS
A trajetória realizada na elaboração deste relatório não e constitui meramente numa tarefa. Foi um encontro com pessoas que me acolheram com carinho, amizade e respeito. Dessa forma, expresso aqui minha admiração e gratidão.
À Prof.ª Kátia Cristina, pelo constante apoio, à direção da Escola Municipal Odete Nunes Dourado, na pessoa de seu diretor Agnaldo Alves de Freitas, da Coordenadora Pedagógica Daiane Queiroz de Souza e principalmente do Prof.º Joécio Carlos da Silva, me acolheu carinhosamente e com muito respeito neste processo inicial de minha carreira profissional como professor.
À minha turma do 2º Semestre do Curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas, na pessoa de Zulene Buíque, seu esposo Clécio Gualberto e filhos que com paciência tem contribuído para que toda a tarde eu esteja na universidade. À turma do 9º ano da Escola Municipal Odete Nunes Dourado por me receberem de braços abertos.
Aos meus amigos Agnaldo de Souza Pereira e Maristela Lurdes da Silva, que tem sido imprescindíveis na minha formação, contribuindo de forma concreta na realização de meus trabalhos acadêmicos, cedendo para mim seus computadores para que eu possa digitar meus trabalhos.
À Deus, Senhor e autor da minha vida, por ter me presenteado com este curso na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Aos meus irmãos da Renovação Carismática Católica pelas orações e incentivo.
À minha grande mestra e professora particular, Josefa Gomes da Silva, minha mãe que não desiste de estimular a cada dia com seu jeito simples e profundo. À minha esposa Rosângela Andrade dos Santos, por seu amor e apoio. À minha irmã Sancléa Gomes oliveira e meu sobrinho Gabriel Oliveira Novaes. Por fim, à minha filha, Ana Clara Santos Oliveira, que como um anjo ilumina meus dias e me guia com seu sorriso.
A todos e todas, que de uma forma ou de outra acreditam em mim e me incentiva a prosseguir decididamente.



Sumário

Introdução....................................................................................05
Desenvolvimento...............................................................................07
Considerações finais..........................................................................10
Referências bibliográficas....................................................................12
ANEXO.........................................................................................13






















INTRODUÇÃO
O presente relatório é uma síntese das observações, realizadas na Escola Odete Nunes Dourado entre os dias 03 e 10 de agosto de 2011 no período matutino, turma do 9º ano (antiga 8ª série) do Professor Joécio Carlos da Silva, o qual apresenta, através da observação, a experiência da prática de ensino docente na disciplina de Língua Portuguesa vivenciada em sala de aula, atendendo assim a uma exigência do componente curricular Prática Pedagógica da Universidade do Estado da Bahia, Campus XVI – Irecê/Ba, do Curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas.
A escola está localizada na Rua Praça da Bíblia s/nº, bairro Fundação Bradesco, atende alunos do Ensino Fundamental II e EJA, possui trinta e duas (32) turmas e aproximadamente um mil e duzentos e cinquenta (1250) alunos nos turnos matutino e vespertino, bem como cinco (05) turmas no horário noturno para o atendimento do EJA, com cerca de 200 alunos.
As etapas que antecederam à observação do ensino docente foram importantes para o desenvolvimento deste trabalho. Primeiro busquei conhecer a escola como um todo – situação geográfica, infra-estrutura, quadro pessoal, relações com a comunidade – procurei fazer uma análise comparativa, da escola real versus a proposta nos documentos educacionais, além de terem sido feitas entrevistas com os diferentes atores da Escola Municipal Odete Nunes Dourado, no intuito de refletir os processos existentes para o desenvolvimento dos trabalhos realizados no espaço da referida escola. Diante do exposto, vale ressaltar que as condições estruturais da escola mencionada contribuem para uma educação de qualidade, aberta para as diferenças (inclusão), bem como, equipada e adequada para proporcionar conforto e bem estar aos alunos e sua comunidade.
A escola possui uma boa estrutura, no que diz respeito aos equipamentos utilizados e disponíveis para a utilização de professores, alunos e funcionários. Além disso, ela intermédia através de convênios firmados com a UFBA (Universidade Federal da Bahia), aparato tecnológico que contribuem para ações didáticas eficientes e modernas para que haja entre professores e alunos uma dinamicidade das disciplinas ora socializadas. Tv, dvd, vídeo, televisões, sistemas integrado de radio difusão interno, data show, biblioteca, sistema de segurança, Ar Condicionadas (estão sendo implantados), materiais para jogos, atividades artísticas e culturais, enfim, estes são alguns dos recursos disponíveis e utilizados na escola Odete. Não posso deixar de mencionar um dos pontos a ser observado que pontuo como deficiente e que urge melhoras, que são as cadeiras, mesas e bebedouro, até mesmo por que diante de tantas mudanças e reformas que estão sendo efetuadas no ambiente que observei merecem uma atenção especial estas demandas.
Depois de observar o espaço físico/organizacional, o foco voltou-se para a sala de aula e a prática docente, onde foram realizadas análises dos planos de curso, de unidade e de aula da disciplina de Língua Portuguesa.
A atividade de observação do Professor Joécio, com vasta experiência, e de sua turma, proporcionou-me momentos de grande aprendizagem. Ficou claro que nos dias atuais, o professor de fato, não é o dono do conhecimento, mas é o que tem papel de subsidiar aos alunos elementos para a construção coletiva do saber. O professor deve utilizar sua posição docente para despertar em seus alunos a curiosidade, mediando o conhecimento, ensinando-os a pensar e a terem perseverança nas lutas diárias, sempre respeitando o próximo e a si mesmo.
Por isso, ficaram evidentes neste processo observatório os vários papeis que nós professores desempenhamos, todos de grande importância para o desenvolvimento das gerações vindouras. Nesse sentido, faz-se necessário encararmos com seriedade esta profissão, levando sempre os alunos a navegarem na imensidão do mar de suas realidades, através de reflexões e esclarecimentos capazes de mostrá-los a realidade em que vivem e que de fato eles podem ser agentes transformadores deste grande cenário e não apenas meros espectadores.







DESENVOLVIMENTO
Inicialmente, durante o período que realizei a observação da prática docente do Professor Joécio, da disciplina de Língua Portuguesa da turma do 9º ano, pensei que seria muito difícil, até porque não deixa de ser constrangedor, está dentro de um ambiente que não é seu, sem contar o fato do professor muitas vezes não gostar de ser observado, por se tratar o período de observação apenas como uma vigilância para em seguida tecerem criticas ao método ou metodologia da forma de ensino na sala de aula.
Bem, não foi o meu caso, na sala que fiz minha observação, fui muito bem acolhido por todos, pude presenciar um docente comprometido com o ensino, engajado, buscando sempre atividades condizentes com as realidades dos alunos, para melhor ensiná-los. A turma era formada de adolescentes, cada um com seu modo particular de participar das aulas, bem verdade que alguns estavam ali despreocupados com o assunto, enquanto outros demonstravam interesse em assimilar os conteúdos explanados pelo Professor Joécio. O assunto ora exposto nos dias em que estive presente foram, Período composto por subordinação e Oração subordinada substantiva, explicados de forma simples, criativa e sucinta. Por ser também professor de cursinho pré-vestibular o professor não subestimava aqueles meninos e meninas e ensinava a eles macetes, tornando o assunto mais atraente, simples e prático.
O ensino da Língua Portuguesa, pelo que pude observar, é estar em busca sempre de inovações comprometendo-se cada vez mais com o exercício da cidadania,1“para que o desenvolvimento da capacidade de uso eficaz da linguagem satisfaça necessidades pessoais – que podem estar relacionadas às ações efetivas do cotidiano, à transmissão e busca de informação, ao exercício da reflexão”.
Durante os dias que frequentei as aulas do professor Joécio, presenciei um clima alegre, produtivo, havia naquele ambiente afetividade, diálogo, um profissional voltado e comprometido com o real, ou seja, o mundo daqueles adolescentes era valorizado tudo que acontecia na sala era motivo de risadas mais também meio para se aplicar o assunto ora explicado pelo docente. A presença de outra pessoa naquele momento, na sala de aula, não trouxe constrangimentos para a turma nem para o docente, a todo tempo os alunos o questionavam, até mesmo quando a indisciplina dos mais ativos interrompia a aula o professor os corrigia com carinho e logo retomava o assunto usando o ocorrido naquele momento como exemplo do determinado assunto em questão. Um fato bastante interessante e que me chamou a atenção foi à linguagem usada pelo professor Joécio, ao mesmo tempo em que a norma cultua era ensinada ele também aproveitava as expressões, as gírias daqueles alunos aproximando-se deles através da linguagem, tornando assim o ensino da Língua Portuguesa sedutor e fecundo.
Era prazeroso assistir a aula daquele professor, foi fascinante perceber a naturalidade com que ministrava o conteúdo ali socializado, a princípio pensei estar diante de algo ensaiado, por estar ali fazendo uma observação e o referido docente saber que estava sendo de certa forma avaliado por um principiante, mais logo percebi que não, pois em entrevista com a equipe gestora da escola pude notar que era rotina tal procedimento, intrigou-me, no bom sentido da palavra, em uma das conversas que tive com a direção sobre o professor e sua maneira de atuar naquela turma, quando o diretor Agnaldo falou-me que o relacionamento do professor Joécio em épocas de festas (gincanas) na escola é deslumbrante pois diante de outras atividades enfrentadas por Joécio ele consegue manter o controle sobre a turma através de códigos que somente a turma e ele usam para se comunicar nas provas. Além disso, conversei com o docente e perguntei a ele se a turma era sempre boa e para minha surpresa ouvi uma resposta inusitada, “não se engane Sandro eles são super-ativos dão trabalho sim mais é a turma que mais gosto, eles me respeitam, consigo manter um bom relacionamento”, realmente foi encantador ouvir e vê na prática que de fato aqueles meninos e meninas eram especiais para ele.
Gostaria de relatar que tive que voltar em um momento extra para registrar a turma e o professor, cheguei sem avisar num dia que iria ser aplicada uma avaliação, e para minha grata surpresa o que vi naquele espaço mesmo no dia da avaliação foi o que já relatei acima, ambiente completamente alegre, extrovertido, foi uma festa e mais do que isso, tive ali a certeza de que estava no curso certo, os meus olhos encheram-se de lágrimas, sai dali com a convicção que o meu mundo era e é o do espaço sagrado da sala de aula.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
A atividade de observação nos permite analisar contextos diferentes dos nossos e nos dá base para fazermos inferências. Essa atividade foi uma experiência prazerosa e acrescentou muito a minha formação como professor de Língua Portuguesa.
Posso afirmar que a oportunidade que tive, neste estágio de observação, em assistir as aulas do docente Joécio foi de fundamental importância e engrandecimento para futuras ações em minha formação profissional. As atitudes dos alunos em sala de aula e a postura do professor diante das diversas situações, bem como o modo como ele contornava os excessos, explanava os conteúdos planejados, a segurança e domínio em passar aos alunos os saberes, significou uma experiência positiva para meu aprendizado.
Pude constatar com este estágio de observação, que é possível sim aliar teoria e prática. Fácil nunca será, mas nós enquanto profissionais da educação, devemos traçar os objetivos, se preparar e partir para realização de uma prática pedagógica que venha atender as necessidades reais de nossos alunos, com coragem e boa vontade o impossível torna-se possível. Ficou claro também que, os conteúdos socializados pela nossa docente Kátia Cristina na disciplina Prática Pedagógica, Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa são muitos importantes para desenvolvermos uma prática pedagógica no ensino do português eficiente. Nesse sentido, não se pode valorizar a teoria em detrimento da prática, nem vice e versa, mas ter clareza que toda prática será sinalizada por uma teoria que o apóie, afinal o papel do professor não será apenas de transmitir os conhecimentos e o dos alunos não apenas de receber esse conhecimento, mais os dois serão atores principais do processo ensino/aprendizagem.
Portanto, este estágio observatório fez com que a teoria exposta na minha disciplina Prática Pedagógica, do Curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas, me desse suporte teórico para que a metodologia utilizada pelo docente, ora citado nesta observação, fosse analisada a partir de uma visão dialógica, diagnóstica e planejada, baseada no acolhimento, envolvimento e engajamento de um profissional comprometido com os seus alunos e com a educação.
Por fim, só tenho a agradecer a todos que de forma direta e indireta contribuíram para realização deste trabalho que tanto me subsidiou em conhecimento teórico e prático.






















REFERÊNCIAS
MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretária de Educação Fundamental – 3. Ed. – Brasília, 2001.
Site da Internet: HTTP://www.recantodasletras.com.br/artigos/1085816